quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA DE PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA - 27/05

Proteger é um hábito muito comum entre os seres humanos quando algo de valor sentimental está envolvido. Mesmo que a Mata Atlântica não esteja presente todo o tempo para algumas pessoas, ela é responsável por muitos dos benefícios naturais que temos. No entanto, não estamos preservando a Mata como deveríamos. Todos os anos, órgãos governamentais mostram que o desmatamento só vem aumentando e que se continuarmos assim, dentro de poucos anos, não restará nada.

Quem também não ouviu falar da maior catástrofe nacional de origem natural do Brasil? As imagens vistas e sentidas no início do ano por todos nós e mais forte pelos moradores da Região Serrana (Friburgo, Teresópolis e arredores), creio que não sairão tão cedo das nossas memórias. Foram quase mil mortos e ainda temos 300 considerados desaparecidos, crianças orfças, familias que perderam parentes queridos e uma enorme solidariedade que aos poucos vai se esfriando.
Mas, e se autoridades tivessem se preocupado com a ocupação desordenada das encostas?
E se a população tivesse atentado para a construção de casas onde antes havia uma floresta?
E se os inúmeros bolsistas e estudantes de meio ambiente tivessem criado projetos paliativos?
E se todos nós tivessemos sentado para tentar encontrar uma solução que integrasse cidadãos comuns, poder público e estudiosos em prol da manutenção da terra já ocupada desordenadamente com a plantação de árvores nas encostas?


A preservação da Mata Atlântica da Região Serrana poderiaa proteger não só a natureza como a vida humana. Mesmo no campo das hipóteses a ação seria bem melhor que a omissão. A quantas mortes mais vamos assistir pelos telejornais sem nada a fazer? Neste dia, 27 de maio, vamos mostrar que em pequenos gestos podemos preservar a nossa floresta. Isso pode começar com a compra de madeiras reflorestadas, produtos reciclados, ou para quem mora próximo a encostas, um plantio consciente de árvores, que podem até gerar renda, atráves da produção de produtos orgânicos. Temos que cuidar melhor de quem cuida de nós!



Colégio e Curso Intellectus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário