quinta-feira, 16 de junho de 2011


No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. " Albert Einstein
( Aline Muniz )

Principais espécies, em extinção, presentes no bioma do pampa


 As principais espécies ameaçadas de extinção são exemplificadas por inúmeros animais, como: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, o tamanduá.
 Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.
 Já entre os mamíferos, 39% também são endêmicos*, o mesmo ocorrendo com a maioria das borboletas, dos répteis, dos anfíbios e das aves nativas. Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas.


endêmicosnatural ou específico de um determinado povo ou lugar.


( Aline Muniz )

O que é um Bioma ?

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).



                                                                                                                                      ( Aline Muniz )

quarta-feira, 15 de junho de 2011


“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.”
(Tayná Caldas)
A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.

(Tayná Caldas)

domingo, 5 de junho de 2011

Earth Song

http://www.youtube.com/watch?v=G24XMxt7fbY&feature=feedf

  Música que fala sobre o desmatamento....preste muita atenção....

sábado, 4 de junho de 2011

Biomba do Pampa em perigo!!!!!!!!!!!!

Campos Sulinos - A beleza e a fragilidade dos campos austrais do Brasil

Os Campos sulinos foram assim nomeados pelo estudo de prioridades para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade da Mata Atlântica e dos Campos Sulinos do MMA/Pronabio, elaborado pela CI, ISA, WWF, IBAMA. De maneira genérica, os campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”. Esta denominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina.

A preocupação com as alterações que poderão sofrer somos "pagos" gaúchos com a implantação de monoculturas de árvores, atividades que visam extensas áreas e altíssimo impacto nesse ambiente quase equilibrado se estende também aos impactos sociais na nossa região, essencial e historicamente agropecuária. Duas características q protegeram até agora a economia e o ambiente.

Há alternativas sim, mas que precisam de muita dedicação.